segunda-feira, 4 de abril de 2016

Sobre a aula de sexta passada e de sexta próxima

Um sumário possível da aula de sexta 1/4 seria:
1. O editor como croupier, distribuidor de jogo
1.1. O editor é o único agente que comunica com todos os outros
1.2. Tradicionalmente o decisor, hoje com menos poder
1.3. A editora como fábrica de sucessos Vs. Criadora de bons livros (ponto a debater de novo)
2. Algumas anedotas ilustrativas: quando o certo dá errado e o errado dá certo
2.1. E isso porquê? Desde logo porque cada livro é um protótipo
2.1.1 Mesmo os livros de um mesmo e repetitivo autor são diferentes entre si: nas letras, nas páginas, na capa, etc.
2.1.2. Isso torna particularmente difícil a previsão de sucesso, embora quanto mais repetitivo o autor seja mais possamos contar com algum fenómeno de fidelidade (não muita, todavia, os leitores são caprichosos)
2.2. E, se os leitores são caprichosos, mais ainda os livros, como dizia a lendária agente Carmen Balcells: «Os livros são caprichosos»
2.2.1. Mais difíceis de fazer que uma camisa, mas considerados caros
2.2.2. Um produto irregular por excelência (se não fosse, a coisa seria fácil. grandes e experientes editores publicariam sempre certo, só livros que vendem e são bons
3. A vantagem dos exercícios
3.1. Traduzir não é apenas traduzir: é treinar a audição para a voz daquele texto concreto e, por conseguinte, todos os outros textos
3.2. O objectivo é sermos lestos a detectar problemas («Índios Gregos», por exemplo)
3.3. Dois jogos com poemas de Raymond Carver
3.3.1. «Cheers» - quem é a personagem que fala? (Um bêbedo desesperado e separado, não é? Um fulano á beira de pegar numa caçadeira e desgraçar a vida de alguma gente)
 e «You don't know what love is (an evening with Charles Bukovsky)» - aqui quem fala é outro poeta, Carver «limitou-se» a traduzir a voz do outro, é quase um exercício de paródia
4. Adequação: o conceito-chave
4.1. Comparação entre as capas de alguns livros
4.2. Avaliação rápida da sua eficiência
4.3. O livro pede que aventura? (Exemplo: «É ilegal o prof. dar notas»)
5. O que colocar na contracapa?
5.1. Quem é o responsável - editor ou depcom?
5.2. A regra dos cinco: trecho, sinopse, bioblurb, críticas, foto
5.3. A liberdade é total. Mas alguma razoabilidade haverá entre a ausência total e o rancho minhoto...

Próxima aula:
1. Discussão em torno do ponto 3 da aula anterior
2. Como decidir a tiragem?
3. Comunicação e marketing 
3.1. Que tipo de investimento?
3.2. Usando as redes sociais
3.3. Quando mais é menos
3.4. Erros comuns

Sem comentários:

Enviar um comentário