1. Discussão em torno do ponto 3 da aula anterior
2. Como decidir a tiragem?
3. Comunicação e marketing
3.1. Que tipo de investimento?
3.2. Usando as redes sociais
3.3. Quando mais é menos
3.4. Erros comuns
2. Como decidir a tiragem?
3. Comunicação e marketing
3.1. Que tipo de investimento?
3.2. Usando as redes sociais
3.3. Quando mais é menos
3.4. Erros comuns
1.Raquel Silva:
«Esfomear é uma saída ainda mais fácil
(...)
Merda, eu não conseguiria escrever aqui
Demasiado silêncio aqui demasiadas árvores
Eu gosto da cidade é o lugar para mim
Ponho música clássica a tocar cada manha
E sento-me em frente da máquina de escrever
(...)
Ela pensou que eu vinha aqui dormir com alguém
Ela apenas sabia
Ela disse-me que sabia
Merda, tenho 51 anos e ela tem 25
e estamos apaixonados e ela está com inveja
Deus, é lindo
Ela disse que me arrancava os olhos se eu viesse aqui
E dormisse com alguém
E isso sim é que é o amor
O que é que algum de vocês sabe disso
Deixem-me contar-vos uma coisa
Conheci homens na prisão que tinham mais estilo
Do que as pessoas que andam pela faculdade
2. Como decidir a tiragem?
Obviamente, através de um estudo de mercado. mas o que é um estudo de mercado? É credível que, para cada livro, um editor encomende a uma agência externa um estudo de mercado? Ou que tenha um gabinete só para estudos de mercado?
Geralmente, na reunião de apresentação do plano anual, semestral, trimestral ou outro, são discutidos os projectos. O estado das coisas, o que falhou, apostas a fazer, o calendário agendado.
O que o livro nos diz sobre o livro? O princípio é sempre este: ver que valor o livro se atribui a si. Imaginar o seu trajecto: o melhor e o pior. O livro pede para ser vendido na Pó dos Livros ou no Continente?
Riscos: tiragem a mais implica armazenar, perder dinheiro, aumento das custas, exemplares devolvidos, etc.; tiragem a menos implica perder tempo, velocidade, o pesadelo de não responder à procura.
Anedota: o caso da biografia de Amália. O caso da tiragem cobarde. O Natal é um pavor: abrem ou não os caixotes?
Modalidades dominantes: venda firme com direito a devolução, consignação.
Algumas regras elementares:
● Não se lançam novos autores no Natal (escolhe-se outro calendário)
● Calcular capacidade de resposta
● E se o livro esgotar - é sempre necessariamente mau?
● Prevenir as oportunidades para o livro (promoção, festejos, prémios, apoios)
● Um livro de poesia tem geralmente um destino traçado diferente de um policial
● Não enviar bilhetes para o circo a quem detesta palhaços (por outro lado, nunca se sabe)
3. Comunicação e marketing
Comunicar
● «Eu não acredito em lançamentos!» - palavras do editor Rui Pena Pires (Celta, ed. univ.)
● Bom investimento - flores para Rita Ferro
● Um lançamento numa escola - sem avisar a imprensa
● A carteira de contactos
● A mailing list - como fazer?
● Marshall McLuhan: «The medium is the massage»
● A arte do blurb: quando menos é mais
● O comunicado de imprensa
● O preço é bom?
● A arte do blurb: quando menos é mais
● O comunicado de imprensa
● O preço é bom?
Planear a campanha
● Quem é a autora? Nova/velha? Está cá/viva? É conhecida?
● Qual o orçamento? ( Como foi planeado o prazo do livro? Quando lançar?)
● Vale a pena comprar um anúncio na TV? Uma montra?
● Como usar as redes sociais?
● O video-livro ou booktrailer
● Como trabalhar com livreiros independentes?
● Como trabalhar com livreiros independentes sendo um grande editor?
Como trabalhar com as livrarias sendo um pequeno editor? (O pequeno editor como pequeno chato, que arruína a logística - vale também para a tipografia... Gostamos de quem nos dá trabalho ou de quem nos dá dinheiro?)
● Menos pode ser mais, mas...
● Menos também pode ser menos
● Soft power vs. arrasar
● A expectativa crítica - Pedro Mexia: «A crítica não vende»
● Pensar fora da caixa. Pensar a caixa. Pensar sem caixa
O livro fala
● A capa é a primeira coisa que o leitor vê. (Um vídeo ilustrativo)
● A comunicação aos parceiros - vendedores, distribuidores, livreiros, bibliotecários - foi bem feita?
● Pré-venda
● Como facilitar que o consumidor se separe do seu dinheiro (em vez de dificultar)
● Como «conduzir» o potencial leitor até ao queijo? (A questão do índice e do mistério, da letra e da paginação, da textura)
● Qual o gancho do livro? «John Grisham, o criador do thriller de tribunal!» (Guthrie, 2011: 164)
Porque vende um livro?
● Boca a boca
● Campanha forte
● Um gancho
● Clube do livro
● Prémio
● Tema escaldante
●
●
●
● Qual o orçamento? ( Como foi planeado o prazo do livro? Quando lançar?)
● Vale a pena comprar um anúncio na TV? Uma montra?
● Como usar as redes sociais?
● O video-livro ou booktrailer
● Como trabalhar com livreiros independentes?
● Como trabalhar com livreiros independentes sendo um grande editor?
Como trabalhar com as livrarias sendo um pequeno editor? (O pequeno editor como pequeno chato, que arruína a logística - vale também para a tipografia... Gostamos de quem nos dá trabalho ou de quem nos dá dinheiro?)
● Menos pode ser mais, mas...
● Menos também pode ser menos
● Soft power vs. arrasar
● A expectativa crítica - Pedro Mexia: «A crítica não vende»
● Pensar fora da caixa. Pensar a caixa. Pensar sem caixa
O livro fala
● A capa é a primeira coisa que o leitor vê. (Um vídeo ilustrativo)
● A comunicação aos parceiros - vendedores, distribuidores, livreiros, bibliotecários - foi bem feita?
● Pré-venda
● Como facilitar que o consumidor se separe do seu dinheiro (em vez de dificultar)
● Como «conduzir» o potencial leitor até ao queijo? (A questão do índice e do mistério, da letra e da paginação, da textura)
● Qual o gancho do livro? «John Grisham, o criador do thriller de tribunal!» (Guthrie, 2011: 164)
Porque vende um livro?
● Boca a boca
● Campanha forte
● Um gancho
● Clube do livro
● Prémio
● Tema escaldante
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