domingo, 10 de abril de 2016

Censura, auto-censura, decisores e propostas

Este abaixo é (na minha opinião) um excelente anúncio às pastilhas contra a tosse Halls. Infelizmente, não foi passado em Portugal - suspeito que por se presumir que este tipo de humor não funcionaria junto de um auditório «conservador, católico, susceptível».
Isto veio a propósito de um indivíduo que quer apresentar uma proposta ousada aos decisores de uma cadeia televisiva. E argumentou: «Mas os EUA já tiveram Os Sopranos, o Seis Paomos debaixo de terra...»
Primeiro, não foram «os EUA», foi um canal: a HBO. Segundo, os mesmos decisores portugueses que se encantam com esses programas podem, passado um momento de entusiasmo, presumir que «infelizmente isso ainda não funcionaria cá».
Mas quem tem razão? Só o tempo o dirá - ou diria, quando a decisão é arrepiar caminho,

O «Sales Pitch», agora popularizado no Tanque dos Tubarões (ou Shark Tank), é o momento em que alguém apresenta uma proposta e a tenta fazer valer junto de um grupo de decisores. O mundo editorial está cheio de momentos desses, por exemplo quando:
 ● o autor envia o livro para a editora
 ● um agente (profissional ou amador) propõe o livro
 ● um editor júnior tenta fazer valer um projecto junto dos superiores
 ● um editor defende o plano junto do proprietário ou da direcção financeira
● uma editora propõe o livro a uma congénere estrangeira
● um designer apresenta as propostas de capa
● um editor apresenta o livro à força de vendas
● ou à equipa de comunicação e marketing
● o vendedor visita a livraria ou
● se reúne com o responsável pelas compras da grande superfície
● o livreiro expõe os livros
● o livro está sozinho entre os outros livros, tal como o burro do Shrek

Enfim, quase se podia dizer que onde há comunicação há «sales pitch». 

Já agora, sabiam que a famosa HBO recusou uma das mais bem sucedidas séries televisivas, Breaking Bad? Ler aqui em businessinsider.com



Sem comentários:

Enviar um comentário