0. Marcação das aulas de compensação
Por mim, podem ser noutro dia que não à sexta.
1. Exercícios
1.1. Versão da prova cega agora com editores:
Hermínio Monteiro, Vítor Silva Tavares, Francisco Espadinha, Guilherme Valente, Francisco Lyon de Castro, Rui Pena Pires, Manuel Alberto Valente, Maria do Rosário Pedreira, Zeferino Gomes, Paulo Ferreira, Carlos da Veiga Ferreira, Marcelo Teixeira, Cristina Ovídio, Nelson de Matos, Vasco Teixeira, Ana Pereirinha, Francisco Vale, Zita Seabra, Nelson de Matos - estes são apenas alguns dos protagonistas (uns maiores, outros menores) da edição nas últimas décadas. Nem todos estão ainda vivos mas todos têm histórias.
(Quantos poderíamos sem esforço recordar e associar a que editoras?)
1.2. Dica para casa: ver as páginas de Goofs (calinadas) em filmes. Muitas têm equivalente óbvio num texto. Por exemplo, aqui.
2. Alguns modelos de contrato - e de ficha técnica. Conforme prometido, serão mostrados modelos de contrato.
3. Regras básicas de promoção - é o que podemos aprender.
4. Para acabar de vez com o pensamento mágico: como trabalhar um livro?
4.1. Controlo de qualidade - «editar livros bons» - mas o que um livro bom? Bem feito/bem escrito?
4.2. Livros que o mercado quer - mas o que é um «livro que o mercado quer»?
4.3. Competências reais - em que parte da cadeia de produção posso eu entrar e fazer a diferença?
Dicas (correndo o risco de me repetir):
- Um adulto tem uma noção aproximada e razoável do que pode/não pode fazer
- Aprender a sinalética da revisão não faz de mim um bom revisor
- Ter modelos ajuda, prevenir erros mais comuns também, mas...
- Usar modelos pré-formatados para o que não exige grande esforço intelectual, a fim de guardar as energias para o que de facto o merece
- Cada livro é um prototipo, ou seja, uma nova aventura, mas
- Rotinas têm de ser estabelecidas sob risco de colapsarmos ao fim de uma semana.
5. O drama dos prazos ou «Convém preparar o Natal em Março» - quando fecham as revistas de Dezembro?
Por mim, podem ser noutro dia que não à sexta.
1. Exercícios
1.1. Versão da prova cega agora com editores:
Hermínio Monteiro, Vítor Silva Tavares, Francisco Espadinha, Guilherme Valente, Francisco Lyon de Castro, Rui Pena Pires, Manuel Alberto Valente, Maria do Rosário Pedreira, Zeferino Gomes, Paulo Ferreira, Carlos da Veiga Ferreira, Marcelo Teixeira, Cristina Ovídio, Nelson de Matos, Vasco Teixeira, Ana Pereirinha, Francisco Vale, Zita Seabra, Nelson de Matos - estes são apenas alguns dos protagonistas (uns maiores, outros menores) da edição nas últimas décadas. Nem todos estão ainda vivos mas todos têm histórias.
(Quantos poderíamos sem esforço recordar e associar a que editoras?)
1.2. Dica para casa: ver as páginas de Goofs (calinadas) em filmes. Muitas têm equivalente óbvio num texto. Por exemplo, aqui.
2. Alguns modelos de contrato - e de ficha técnica. Conforme prometido, serão mostrados modelos de contrato.
3. Regras básicas de promoção - é o que podemos aprender.
4. Para acabar de vez com o pensamento mágico: como trabalhar um livro?
4.1. Controlo de qualidade - «editar livros bons» - mas o que um livro bom? Bem feito/bem escrito?
4.2. Livros que o mercado quer - mas o que é um «livro que o mercado quer»?
4.3. Competências reais - em que parte da cadeia de produção posso eu entrar e fazer a diferença?
Dicas (correndo o risco de me repetir):
- Um adulto tem uma noção aproximada e razoável do que pode/não pode fazer
- Aprender a sinalética da revisão não faz de mim um bom revisor
- Ter modelos ajuda, prevenir erros mais comuns também, mas...
- Usar modelos pré-formatados para o que não exige grande esforço intelectual, a fim de guardar as energias para o que de facto o merece
- Cada livro é um prototipo, ou seja, uma nova aventura, mas
- Rotinas têm de ser estabelecidas sob risco de colapsarmos ao fim de uma semana.
5. O drama dos prazos ou «Convém preparar o Natal em Março» - quando fecham as revistas de Dezembro?
Sem comentários:
Enviar um comentário