quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Textos de apoio online: os índices

Muitos dos livros de apoio para esta disciplina não estão em português. Parte-se do princípio, como sempre, de que os alunos são fluentes em pelo menos uma língua estrangeira, nomeadamente uma das «línguas de poder» nas áreas da cultura e do conhecimento. Durante décadas até os estudantes de Medicina tinham de saber espanhol ou francês,,,

Também não se espera, numa cadeira teórico-prática, que o aluno passe o tempo a ler. Haverá um corpus mínimo de leituras, e o ideal é que cada um tenha noção disso - do modo como pretende equilibrar teoria e prática.

Na Amazon.com há muitos livros sobre edição. Não faz sentido encomendá-los todos - ou sequer um - mas essa livraria online permite-nos fazer browsing, folhear algumas páginas, tal e qual como se estivéssemos numa livraria real. Enfim, não exactamente, porque nesta última podemos folhear o livro todo, não apenas as primeiras páginas. mas é nestas que geralmente está o índice, sempre útil e com o qual aprendemos muito, e na tradição americana é habitual a introdução resumir logo as linhas mestras do livro. Assim, gratuitamente, temos algum benefício!

Eis aqui alguns livros que aconselhamos a folhear (à esquerda, em cima, clicar Look Inside):

1) NORTON, Scott , Developmental editing, Chicago: UCP, 2009
2) GUTHRIE, Richard, Publishing - Principles & Practice, Londres: Sage, 2011
3) BELL, Susan, The Artful Edit, New York: Norton, 2007


Os casalinhos. A pontuação: simples e, directa.

Porque motivo Mourinho motiva bem os jogadores
Por que motivo
porque razão
por que razão
Hífen ou travessão?
A ordem é importante das palavras?





Sem comentários:

Enviar um comentário